COORDENADOR DA DEFESA CIVIL (AL) PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO SOBRE PRODUTOS PERIGOSOS
O coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Antônio Campos de Almeida, participou da Capacitação para Atuação Integrada no Estado de Alagoas em Casos de Desastres e Acidentes com Produtos Perigosos,
que aconteceu durante toda a semana, no Tambaqui Praia Hotel. Ele ministrou palestra na quarta-feira (21) sobre "Desgastes Naturais em Maceió" e sobre o "Plano Municipal de Redução de Risco", temas que fazem parte da realidade da Defesa Civil. Ele falou
sobre a criação do Centro de Gerenciamento de Emergência do município, que engloba a Defesa Civil e seis órgãos municipais.
O coronel Almeida explicou como é organizado o Plano de Mobilização e Articulação, direcionado para atendimentos de emergência e desastres naturais. "Nós criamos um plano que facilita a identificação do órgão que deve atuar em cada caso, o que agiliza e
qualifica os atendimentos emergenciais", disse.
As equipes são divididas pelos órgãos responsáveis por atendimentos de socorro, que envolvem as superintendências municipais de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) e de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), e pelos atendimentos de assistência, dirigidos pelas
secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Assistência Social (Semas). "O plano envolve, também, as secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) e de Habitação Popular e Saneamento (SMHPS)", disse.
Segundo a coordenadora do curso, a diretora de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Elisabeth Rocha, a capacitação teve como um de seus objetivos a criação de um Centro de Gerenciamento de Emergência para o Estado.
Ela ressaltou que a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) está servindo de modelo para Alagoas, por conta da organização e dos resultados obtidos.
Cerca de 30 pessoas participaram da capacitação, que trabalhou temas como "A Vigilância em Saúde Ambiental e a Vigilância Relacionada à Exposição Humana nos Acidentes com Produtos Perigosos"; "Situação do Licenciamento Ambiental em Postos de Combustíveis
em Alagoas"; "Prevenção, Controle e Remediação de Vazamento em Postos de Sistemas Retalhistas de Combustíveis"; entre outros.
FONTE: Site Alagoas em Tempo Real
Voltar